automedicaçao
A automedicação é a prática de ingerir remédio por conta própria ou por indicação de alguem sem ser habilitado, sem a prescrição e acompanhamento de um profissional de saude qualificado.
Qual a diferença entre automedicação responsável e irresponsável?
Responsável: Há uma recomendação da Organização Mundial de Saúde de que a automedicação responsável é benéfica para o sistema de saúde. Porque nos casos de uma simples dor de cabeça ou de dente, de cólicas abdominais ou menstruais, por exemplo, se a pessoa tomar um remédio que não tenha tarja na caixa por um período curto, vai aplacar os sintomas e dar tempo para que o problema se resolva sozinho.
Irresponsável: Uso por conta própria de remédios com tarja vermelha ou preta e que só podem ser receitados por médicos.
O que leva a pessoa a praticar a automedicação?
Desde pequenos ouvimos nossa avó indicando aquele ‘’chazinho’’ para uma gripe, esses tipos de atitudes nos influenciam a ingerir medicamentos sem a prescrição medica. Porém não é somente este fator, as vezes por indicação de um amigo, matérias de jornais, propagandas, indicações de balconistas , internet e a facilidade de comprar sem receita médica, somos indiscretamente levados a ingerir medicamentos do tipo.
Consequências da automedicação:
Intoxicação: É o maior causador no Brasil por automedicação,sendo que as crianças representam a maior parte.
Problema de saúde pública: O desenvolvimento de bactérias cada vez mais resistentes por conta do uso indevido ou incorreto dos antibióticos, o que fortalece os microorganismos.
Contração exagerada de vasos: Hipertensão
Retenção de sódio e água: Inchaço do corpo
Ação lesiva sobre o fígado: Provocam gastrite e lesão intestinal, tornando o indivíduo passível de desenvolver úlceras no aparelho digestivo
Mascarar doenças ou até agravá-las.
Dependência e ate morte
*Favor colocar esses vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=rKW4B5Jcwlo