Automedicação
O que é automedicação?
A automedicação é a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos são “percebidos” pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde
A propaganda muitas vezes induz e incentiva o consumo de determinado menidamento que nem sempre é o indicado para aquela necessidade.
O que é o uso indiscriminado de medicamentos?
O uso indiscriminado (controle ,misturado) de medicamentos não se restringe somente à automedicação. Está relacionado à “medicalização”, ou seja, uma forma de encontrar a cura para as doenças e promover o bem-estar usando exclusivamente o medicamento.
Quais os riscos causados pela automedicação e pelo uso indiscriminado de medicamentos?
Uma das preocupações frente à automedicação e ao uso indiscriminado de medicamentos é o risco de intoxicação. Os analgésicos, os antitérmicos e os antiinflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.
A intoxicação por medicamentos ocupa o primeiro lugar dentre as caudas de intoxicação registradas em tido país, á frente dos produtos de limpeza, dos agrotóxicos e dos alimentos estragados.
A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder