Automação em Hematologia
CENTRO TECNOLÓGICO
AUTOMAÇÃO EM HEMATOLOGIA
Sumário
Introdução
No período de 1980 a 1990 começaram a ser comercializados no Brasil aparelhos automatizados para a realização de exames laboratoriais. Durante essa época apenas os laboratórios de grande porte possuíam condições para a instalação desses equipamentos no ambiente de trabalho. Os equipamentos eram importantíssimos, pois, tinham a capacidade de atender uma grande demanda de exames.
A instalação desses aparelhos automatizados, padronizados e precisos na rotina laboratorial nesses últimos anos tem contribuído significamente, auxiliando os médicos na decisão diagnostica rápida e correta.
Os exames que são realizados por meio da automação oferecem uma margem de erro muito menor em relação aos aparelhos não automatizados, alem de necessitarem de um menor volume de amostra e liberar resultados altamente precisos e rápidos.
O avanço tecnológico e a implementação de novos parâmetros nos equipamentos automatizados são processos que fazem cada vez mais parte do dia-a dia dos laboratórios clínicos. Grandes alterações são vistas também nos sistemas de informações laboratoriais. Os sistemas atuais, além de se preocuparem com a recepção, impressão de resultados e arquivo de dados, relatam resultados anteriores do paciente, são mais amplos e abertos permitindo integrações mais fáceis, conexões em rede e resultados de exames via internet para médicos e paciente. Por todas estas razões, os laboratórios científicos têm investido cada vez mais nos sistemas informatizados e na implantação de equipamentos automatizados em sua rotina.
História
Henry Wallace Coulter foi um engenheiro, inventor, empresário e visionário. Ele foi co-fundador e presidente da Coulter Corporation, uma empresa mundial de diagnósticos médicos localizada em Miami, Florida. As duas grandes paixões de sua vida foram à aplicação de princípios