POP Hematologia
Setor : Parasitologia
Pagina: 1 de 2
Data : 03/06/2013
Elaboração
Hematologia
Exame laboratorial de rotina para avaliação quantitativa e qualitativa dos elementos do sangue. Sofre alterações significativas tanto nas doenças hematológicas quanto em doenças das mais variadas patogêneses.
Coleta
Preparo do paciente
Se atentar ao tipo de amostra de acordo com a solicitação do exame.
Coleta:
A coleta pode ser realizada a qualquer hora, ou em jejum de 12 horas, observando as recomendações do médico assistente. Utilizar uma das veias da fossa antecubital. Usar seringa ou tubo a vácuo.
Amostra
A amostra de estar bem identificada e armazenada (caso a análise não seja feita no mesmo lugar onde houve a coleta é necessário se atentar as condições adequadas para transporte), amostras inadequadas devem ser descartadas e solicitada outra ao paciente.
Critério de inadequação de amostras:
Colhidas em frascos errados, mal identificadas, congeladas, coaguladas e em volume inadequado ao tubo usado.
Materiais Utilizados:
Lâminas
Lamínulas
Corantes
Preparo das amostras:
As amostras serão entregues no setor de hematologia, avaliá-las se estão nos critérios de aceitabilidade quanto a identificação, posição do rótulo, volume, coágulos e microcoágulos.
Preparação dos mapas de trabalho:
Fazer a separação dos mapas priorizando: Emergência, separar as amostras com os respectivos mapas de trabalho seguindo a prioridade estabelecida , identificar, numerando seqüencialmente, os tubos de amostras com os respectivos mapas de trabalho. Colocar os tubos já identificados nas racks do equipamento de automação, atentar para que os códigos de barra fiquem voltados para frente (para leitura no equipamento).
Corrida das amostras:
Correr as racks com as amostras previamente identificadas e numeradas.Correr as amostras no modo sampler (tubo fechado). Utilizar os equipamentos separando as amostras