Pop de Hematologia
O setor de Hematologia tem como função o estudo do sangue, seus distúrbios e doenças, tais como: anemias, hemonoglobinopatias, coagulopatias entre outras.
São exames de extrema importância na rotina laboratorial: VHS, tipagem sanguínea, contagem de reticulócitos, hematócrito, testes para falcização e fibrinogênio, hemograma, Mielograma, TTPA. A conferência dos resultados é feita por técnicos especializados e todos os testes que ocorrem alterações são repetidos novamente.
VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTAÇÃO (VHS)
A velocidade de hemossedimentação (VHS) é um teste comum na hematologia usado para uma medida não específica da inflamação.
O VHS comumente aumenta significativamente em doenças inflamatórias disseminadas: as elevações podem ser prolongadas em inflamação localizada e câncer.
Instruções para coleta: Jejum de 4 horas. Lactantes: Colher imediatamente antes da próxima mamada ou outra alimentação.
Tubo para coleta: Tubo de EDTA.
Objetivo: Monitorar doença inflamatória ou maligna. Auxiliar na determinação e diagnóstico de doenças ocultas tais como tuberculose, necrose tecidual ou doença do tecido conectivo.
Interferências: Alguns erros analíticos podem acelerar a VHS levando a resultados falso-positivos como a inclinação do tubo, que provoca uma separação do plasma e das hemácias, concentração de anticoagulante maior que a recomendada, temperatura ambiente elevada (>25°C), uso de medicamentos, especialmente heparina e contraceptivos orais, também aumentam a VHS.
Procedimento: Coloca-se o sangue colhido em uma espécie de tubo de ensaio, e mede-se em 1 hora a velocidade de precipitação das hemácias (glóbulos vermelhos). O resultado é dado em mm/h.
Valores de Referência: Homens - 1° hora até 10 mm/h 2° hora até 20 mm/h. Mulheres - 1° hora até 8 mm/h 2° hora até 15 mm/h.
Materiais utilizados para o procedimento:
Amostra
Pipeta Westergreen.
Suporte de Westergreen.
Pipetador
Cronômetro
EXAME