56 163 1 PB 1
Utilização da Automação em Hematologia
Sysmex 2100 Roche para a Contagem de
Células do Líquido Cefalorraquidiano*
Use of Automation in Hematology Sysmex 2100 Roche for the count
Cerebrospinal Fluid Cells
Jonathan Fraportti do Nascimento
Suzane Dal Bó
Mariela Granero Farias
Kátia Simone Delgado dos Santos
Rober Rosso
RESUMO
A contagem de células no líquor é um exame de fundamental importância para a realização do diagnóstico do paciente. Atualmente, o método mais utilizado para este exame é a contagem manual, realizada pela câmara de Fuchs-Rosenthal, considerada como padrão ouro, porém apresenta limitações. O objetivo deste trabalho consiste na comparação da metodologia automatizada com a manual na contagem de células. Foram utilizadas 40 amostras de líquor provenientes do laboratório de Hematologia do HCPA. Foram analisadas pela metodologia padrão ouro e pelo aparelho Sysmex 2100, da Roche. A correlação obtida para a contagem de leucócitos de 050/µL foi de r= 0,341 e p=0,065. Já a correlação obtida entre todas as amostras analisadas foi positiva e significativa (r=0,753 e p<0,001), mostrando assim que as metodologias se equivalem nos parâmetros analisados. Entretanto em contagens menores que 20/µL há uma tendência de correlação negativa, necessitando de mais estudos.
Para os eritrócitos também houve diferença significadestes resultados, concluímos que a automação torna-se uma excelente alternativa na rotina laboratorial para amostras de líquor com altas contagens.
17
PALAVRAS-CHAVE
Câmara de Fuchs-Rosenthal - Sysmex XE2100 – Hematologia – Líquido cefalorraquidiano - LCR.
ABSTRACT
Cell count in CSF is an examination of fundamental importance for the diagnosis of the patient. Currently the most widely method used for this examination is the manual count, which it is held by the Fuchs-Rosenthal counting chamber, considered gold standard, however it is limited. The objective of this study was to compare the Cell
Count using the Automated and Manual