Comportamentalismo
Atividade dos organismos que mantém intercâmbio com o ambiente.
1) Comportamentos respondentes ou reflexos (o mais simples tipo de comportamento) – reação imediata do organismo (resposta) a um evento ambiental antecedente específico
(estímulo) sem q haja condicionamento
Uma resposta é eliciada, provocada por um estímulo antecedente:a comida na boca
(estímulo) Ei elicia salivação (resposta) Ri
Reflexo
Incondicionado: quando a propensão para um estímulo eliciar uma resposta é inata. Assim, tanto o estímulo quanto a resposta são incondicionados.
Resposta Condicionada: ocorre na presença de estímulos associados com estímulos incondicionados
Grito de um adulto
(estímulo incondicionado)
Medo
(resposta incondicionada)
O processo de condicionamento é muito importante no condicionamento de nossas emoções Comportamentos operantes (envolvem musculatura estriada)
Esses comportamentos modificam o ambiente e essas modificações no ambiente levam, por sua vez, a modificações no comportamento subseqüente Estímulo Discriminativo (SD)
Resposta
Operante (R) Estímulo Reforçador (SR)
Comportamento encoberto: o comportamento operante está tão reduzido em sua escala que não é visível para os demais. É o resultado de aprendizagem
2)
O que é contingência?
Para
Skinner, contingência pode significar qualquer relação de dependência entre eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais.
Na Análise do Comportamento, como termo técnico, para enfatizar como a probabilidade de um evento pode ser afetada ou causada por outros eventos
Se (aspecto do comportamento ou do ambiente) .... Então (evento ambiental conseqüente) SKINNER
“Uma
formulação adequada da interação entre um organismo e seu ambiente deve sempre especificar três coisas: 1) a ocasião em que a resposta ocorre, 2) a própria resposta, e 3) as conseqüências reforçadoras. As inter-relações entre elas são as contingências de reforço”
Porque fazer análise das