O comportamentalismo
Psicologia
História e Epistemologia da Psicologia
Teorias da Aprendizagem – O Comportamentalismo
Resumo
Este trabalho aborda toda a temática ligada às teorias de aprendizagem, sendo elas as de maior relevo, a teoria humanista, teoria cognitivista e por fim a teoria comportamentalista, de salientar que vamos abordar esta última de um modo mais pormenorizado para uma compreensão aprofundada dos processos fundamentais de aprendizagem. O objectivo deste trabalho foca-se sobretudo em explicar o behaviorismo.
Palavra-Chave: Aprendizagem; Teorias de Aprendizagem; Comportamentalismo
Introdução
A aprendizagem está obrigatoriamente ligada a toda a história do homem, desde sempre o homem teve necessidade de aprender e ensinar e sobretudo sempre se interrogou acerca da natureza deste processo, uma vez que é devido a ela que se consegue dar respostas adaptadas, eficazes em diferentes contextos ou em novas situações do nosso dia-a-dia. Relativamente à aprendizagem, a teoria humanista visa compreender o ser humano como um ser que evolui, procurando construir valores, realização pessoal e bem-estar no mundo, na teoria cognitiva abordamos o homem como sendo visto como um ser interactivo com o meio e é através desta e nesta interactividade que se aprende e por fim a teoria comportamentalista.
Philip Meirieu (Ales, Gard, 1949), Escritor e Doutorado em Ciências Humanas, actualmente professor de Ciências da Educação e Director do Instituto de Ciências Práticas e Formação da Universidade de Lumière-Lyon, diz-nos que: “Cada pessoa sabe perfeitamente que se pode aprender sempre e em vários contextos e que esta actividade estranha não se deixa confinar aos contextos e lugares para os quais é habitualmente remetida (Meirieu,1988).
Segundo Carl Rogers (1902-1987) define a facilitação da aprendizagem "como o objectivo da educação, como o método de formar no homem que aprende, o modo de aprender a viver como indivíduos em evolução." A proposta de