Comportamentalismo
Com a sua introdução ao mundo da Psicologia no início do corrente século, o “Behaviorismo” ou também chamado de “ Comportamentalismo ou Comportamentismo ”, uma palavra derivada do termo inglês “ Behavior ” que significa comportamento, conduta, é hoje um dos ramos da psicologia com mais aplicações no mundo real que vai desde o mundo profissional ao íntimo. Desenvolvido pelo cientista americano John Watson, o behaviorismo tem como objectivo de estudar, agrupar as correntes que abrangem o comportamento de um modo geral.
Além de ampliarmos as experiências no tema abordado, oferecermos também a oportunidade de se conhecer a diversas opiniões imparciais dos pesquisadores sobre diferentes métodos de estudo do Behaviorismo e por fim concluir e reunir opiniões adquiridas do estudo desta corrente.
John Brous Watson nasceu em Greenville aos 9 de Janeiro de 1878 e morreu em Nova Iorque aos 25 de Setembro de 1958. Foi um psicólogo estadunidense considerado o fundador do comportamentalismo ou comportamentismo ou simplesmente behaviorismo.
Foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar, ate chagar aa universidade de Chicago. Frequentou o curso de Filosofia, mas desiludido com a orientação, muda para Psicologia.
Para suportar as suas despesas pessoais, aceia como trabalho a limpeza dos gabinetes da universidade, bem como a vigilância dos ratos brancos dos laboratórios de Neurologia. Doutorou-se depois em Neuropsicologia, defendendo uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos de laboratório e o sistema nervoso central.
Como professor de psicologia animal, desenvolveu investigações, fundamentalmente com animais, controladas de forma rigorosa e objectiva que lhe vão inspirar o modelo de psicologia.
Os mesmos procedimentos poderão ser aplicados pelos psicólogos se eles se debruçarem sobre estudo do comportamento humano. Dai que Watson assumisse claramente a