Comportamentalismo
* Watson – Behavior – Comportamento
Ou também:
• Comportamentalismo,
Teoria
Comportamental, Análise Experimental do
Comportamento, Análise do Comportamento
Watson definiu o objeto de estudo da psicologia como sendo o comportamento, dando consistência a teoria
Objeto observável, mensurável, os experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
Status de Ciência
John Watson (1878-1958)
Ciência =>conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. E os conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que permita a verificação de sua validade
Senso Comum =>é um tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano . Caminho que vai do hábito à tradição.
Psicologia Científica => o status de ciência é obtido à medida que se “liberta” da filosofia. Os novos pesquisadores e estudiosos passam a:
- Definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência)
- Delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a filosofia e a fisiologia - Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimento na área.
=> O conhecimento tido como científico passa então a ser aquele produzido em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição.
=> Watson buscava a construção de uma psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos
=> O Behaviorismo desde então foi se modificando desse termo, hoje se entende comportamento como uma interação entre aquilo que o sujeito faz (suas respostas) e o ambiente (as estimulações) onde seu “fazer” acontece. => Os psicólogos dessa abordagem chegaram aos termos”resposta” e “estímulo” para se referirem aquilo que o organismo faz e às variáveis ambientais que interagem com o sujeito => Skinner foi o behaviorista mais importante que sucedeu Watson.
=> Esta