O Que O Socialismo
CIÊNCIAS ECONOMICAS
HISTORIA DO PENSAMENTO ECONOMICO
SOCIALISMO
Vitória da Conquista, março de 2015.
Ana Paula Araújo
Jade Morais Freitas
Tiago Barros Rocha
HISTORIA DO PENSAMENTO ECONOMICO
SOCIALISMO
Este trabalho é realizado através de leitura e estudos sobre a escola socialista e qual foi sua importância para sociedade, tais como sua contribuição, seus precursores e utilidade comum, baseada em cinco critérios de pesquisa, conforme anexo I, contido neste.
Vitória da Conquista, março de 2015.
O que é o Socialismo?
Se recorrermos ao dicionário Aurélio, ficaremos sabendo que Socialismo é: ¹ o conjunto de doutrinas que se propõe a promover o bem comum pela transformação da sociedade e da relação entre as classes, mediante a alteração do regime de propriedade; ² sistema político que adota essas doutrinas.
Dentro desse conjunto que denomina-se Socialismo, existe uma série de doutrinas que, quando provenientes de uma mesma base teórica, propõem soluções radicalmente diferentes para os problemas sociais e visam a criação de sociedades futuras completamente diversas.
Desde a Antiguidade, a visão de igualdade e liberdade entre os povos, era visionada por todos da sociedade. Esta visão social era chamada, inicialmente, de Sociedade Comunista, aonde o sistema econômico era baseado na propriedade coletiva. A partir do século XIX o termo socialista também passou a designar este tipo de organização social. Mesmo perseguindo igual objetivo, várias correntes elaboraram meios diferentes de tentar atingi-lo e, num processo contínuo, fizeram avançar a ideia da nova sociedade e dos métodos para chegar até ela.
[A primeira História da Ideia Socialista está entre os socialistas utópicos e socialistas científicos – Paula]
O socialismo pode ser entendido como a preocupação da sociedade em suprimir a desigualdade entre homens. Esta mesma análise pode ser encontrada na Grécia Antiga, aonde