Relatório de condicionamento e modelagem de comportamento
No presente relatório, faremos um experimento sobre o comportamento humano, porem utilizando um método tradicional; a caixa de Skinner. Assim, associando os resultados do experimento á teoria apresentada na psicologia experimental, com o intuito de representar aqui as etapas da modelagem do comportamento.
O objetivo desse trabalho é demonstrar a análise Experimental do comportamento, com a pesquisa realizada empiricamente que analisa o comportamento e comprova com dados atribuídos a essa pesquisa que foi uma repetição de um experimento já efetuado por Skinner, onde trabalha para demonstração de níveis de condicionamento. Isso para comprovação cientifica de sua teoria, onde relaciona ambiente com comportamento emitido pelo sujeito. No presente relatório, será relatado o experimento da Caixa de Skinner, a Nível Operante, Treino de Comedouro, Modelagem, CRF e extinção de CRF.
O experimento de analise do comportamento foi realizado com um programa de computador (Snffy Pro o rato virtual), que simula perfeitamente o mesmo experimento realizado por Skinner (Caixa de Skinner) representada na figura 1.1.
Fig. 1.1 – Representação da caixa de Skinner utilizada nos experimentos de condicionamento. Fonte: http://scienceblogs.com.br/psicologico/2008/10/skinner-e-a-descoberta-do-condicionamento-operante
1- BEHAVIORISMO: O Behaviorismo surgiu no começo do século XX como uma proposta para a psicologia, tomando o comportamento como o seu objeto de estudo. É um conceito generalizado que inclui as várias visões sobre o comportamento, dentro da psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra ‘comportamento’. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical. Considerando algumas características do