A CRISE INTERNACIONAL DOS COMBUSTÍVEIS E O AUMENTO NO PREÇO DOS ALIMENTOS
José Botelho Neto
Professor Antonio César da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD 5121) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
15/07/08
RESUMO
A Crise Internacional dos Combustíveis e o Aumento no Preço dos Alimentos são problemas que estão causando preocupação nos tempos atuais, já que não há uma solução a curto prazo, pois os governantes deixaram agravar de tal maneira, sem planejamento que agora ficou mais difícil de encontrar um caminho que não afete um dos lados. Esse estudo visa mostrar o que está acontecendo no momento e as dificuldades para se chegar em um resultado que possa nos levar a solução do problema da falta de alimento e de um ou mais combustíveis alternativos.
Palavras-chave: preços do petróleo; biocombustíveis; alterações climáticas.
1 INTRODUÇÃO
“Se o governo não consegue baixar o custo de vida então tem simplesmente de sair de cena. Se a polícia e as tropas da ONU querem disparar sobre nós, está bem, porque ao fim e ao cabo, se não formos mortos pelas balas, vamos morrer de fome”. Um manifestante em Porto Príncipe, Haiti.
É desta forma, que a população mais pobre está pensando e reagindo perante esse problema de busca por combustíveis alternativos e tendo como impacto a alta nos alimentos, já que ainda não conseguimos desenvolver uma alternativa para substituir o petróleo. Se por um lado, é necessária a produção de um combustível que não agrida tanto a natureza, por outro, precisamos de mais alimentos para a população, visto que os estoques mundiais de cereais estão cada vez mais baixo, temos que levar em consideração as mudanças climáticas, que também afetam à produção de alimentos.
2 PREÇOS DO PETRÓLEO
Em meados dos anos 70, já se especulava em torno da falta de petróleo, no final do século XX, mas, apesar dos avisos, pouca coisa foi feita para amenizar o problema. A