Petróleo
Preço dos Alimentos
Carmenci Pedroso dos Reis
Professor: Juliano Machado de Magalhães
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração (Turma ADG0231)-Metodologia do Trabalho Acadêmico
12/07/2008
RESUMO
O Petróleo é uma fonte esgotável da natureza e com o passar do tempo e com o aumento de sua exploração, a maior fonte de energia utilizada além de ter se tornado, também, a mais importante substância negociada entre os países.O aumento do petróleo influencia diretamente na alta dos preços dos alimentos, já que ele é utilizado como combustível no maquinário agrícola, no transporte e na produção de fertilizantes.A alta destes custos reflete no valor da produção toda cadeia alimentar.
Palavras chaves: Petróleo; Crise; Alimentos;
1 INTRODUÇÃO
Desde que o petróleo foi descoberto no final do século XIX, foi consumido pela sociedade de forma abundante, principalmente na atual sociedade industrial e de consumo.
Isso provocou o aumento do valor de um produto primário dos países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos.
Foram vários os fatores que propiciaram a elevação do preço do petróleo, entre eles, a formação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelos principais produtores de petróleo do mundo para unificar o preço do produto, promovendo assim um cartel internacional, além de controlar a oferta do produto no mercado.
O petróleo também serve como instrumento político para exercer pressão sobre as grandes potências mundiais.
Estados Unidos e Europa apoiaram Israel na guerra contra os Árabes, fornecendo armamentos, isso irritou os países Árabes, que utilizou o petróleo como meio de atingir as nações que apoiava Israel diminuindo a produção e elevando os preços.
Entre as décadas de 80 e 90 houve várias oscilações no valor do petróleo.
As crises do petróleo podem ser provocadas por conflitos no Oriente Médio, que limita a