tec. conjuntivo
Os tecidos conjuntivos são responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz extracelular) que conecta e liga as células e órgãos, dando, desta maneira, suporte ao corpo. Diferente de outros tipos de tecidos (epitelial, muscular e nervoso), que são formados principalmente por células, o principal constituinte do tecido conjuntivo é a matriz extracelular. A matriz do tecido conjuntivo serve como um meio através dos quais nutrientes e catabólitos são trocados entre as células e seu suprimento sanguíneo. Além de desempenhar uma evidente função estrutural, a grande variedade de moléculas do tecido conjuntivo desempenha importantes papéis biológicos, como, por exemplo,o de ser importantes reserva para muitos fatores de crescimento que controlam a proliferação e a diferenciação celular.
O tecido conjuntivo é caracterizado por apresentar células separadas por abundante matriz extracelular. Possui vários tipos celulares e é vascularizado (com exceção do tecido cartilaginoso). O tecido conjuntivo forma o arcabouço que sustenta as partes moles do corpo, apoiando e ligando os outros tipos de tecido. É um tecido muito hidratado, o que facilita a movimentação de substâncias. Tem origem mesodérmica. O tecido conjuntivo esta presente nos tendões e ligamentos, aponeuroses, cápsulas envolvendo órgãos, membranas orgânicas e constituindo o estroma (tecido de sustentação) dos órgãos.A matriz é constituída de substância fundamental amorfa (SFA), e fibras. Sua função é preencher e unir células e fibras. Facilita a passagem de moléculas e auxilia na interação celular pela sua característica adesiva. É a responsável pela determinação das propriedades físicas do órgão que compõe. Serve de suporte a pressões e auxilia na distribuição de nutrientes.
Substância Fundamental Amorfa: é um gel altamente hidratado, formado principalmente por água, macromoléculas aniônicas (como