Automa O E Controle Controle On Off
Prof. Eng. Daniel Rodrigues de Sousa
Ações básicas de controle
A maneira pela qual o controlador produz o sinal de controle é chamada ação de controle:
ação
Liga – Desliga (on-off),
ação Proporcional,
ação Integral,
ação Derivativa.
Controladores
Os controladores podem ser classificados de acordo com as ações de controle. Os mais utilizados são os seguintes:
controladores de duas posições ou liga-desliga (on-off), controlador Proporcional (P), controlador Proporcional - Integral (PI), controlador Proporcional - Derivativo (PD), controlador Proporcional – Integral – Derivativo (PID).
Ação liga-desliga
Neste tipo de ação o elemento de ação possui apenas duas posições, ou seja, o dispositivo fornece apenas dois valores na saída. Esta ação pode ser modelada por um relé conforme a figura a seguir: Ação liga-desliga
Seja u(t) o sinal de saída do controlador e e(t) o sinal de entrada. O sinal de controle u(t) pode assumir apenas dois valores, conforme o erro seja positivo ou negativo, de tal forma que:
Neste caso teríamos uma inconsistência em zero, e na presença de ruídos, teríamos chaveamentos espúrios quando o sinal e(t) for próximo de zero.
Ação liga-desliga - exemplo
Controle de nível em um tanque do tipo liga-desliga
- Quando
o nível é baixo, a bóia provoca o fechamento do interruptor elétrico, causando a abertura da válvula e liberando a entrada de líquido.
- Se o fornecimento de água (vazão de entrada) for maior do que a retirada (vazão de saída), então a altura de líquido no tanque irá subir. - Quando for atingido o nível de operação, a bóia sobe e abre a chave, o que fecha o fornecimento de água.
Ação liga-desliga
Os gráficos a seguir mostram a curva de resposta em malha fechada e o respectivo sinal de controle para um sistema com controlador on-off:
Ação liga-desliga
Características:
•é a ação de controle mais simples e mais econômica,
•restringe-se a sistemas em que não é necessário precisão nem um bom