Cam Es Lirico E Epico
Muitas pessoas confundem o renascimento e o classicismo por ocorrerem na mesma época. Porém o renascimento refere-se ao período histórico e o classicismo ao período literário. Ocorreram por volta do século XV, que foi a época em que houveram grandes avanços científicos, por isso o homem foi procurando explicações cientificas para os acontecimentos, deixando para segundo plano a igreja medieval. Essa mudança de mentalidade, que se iniciou com o humanismo, chega ao apogeu com o renascimento.
O classicismo foi o renascimento das artes clássicas da Grécia e Roma antiga. Nessa época já existia na literatura os sonetos e as epopeias. Tudo que era feito durante o classicismo tinha harmonia e perfeição, com o objetivo de ser universal.
Renascimento foi a época em que os portugueses estavam á procura de novas rotas para á Índia, com o objetivo de exportar produtos estrangeiros, para vender com um preço elevado, para que houvesse um grande lucro. Porém nessa época não existia nenhum documento artístico, que fosse capaz de registrar e traduzir o sentimento de euforia de Portugal. E Luís Vaz de Camões, conseguiu escrever em uma epopeia todo o sentimento de euforia de Portugal na obra “Os Lusíadas”.
Luís Vaz de camões nasceu por volta de 1524, provavelmente em Lisboa, em uma família da pequena nobreza. E tem como características principais, escrever sonetos em versos decassílabos, o uso de paradoxos e antíteses para afirmar que não é possível definir tudo, escrever muitos sonetos sobre amor platônico, e utilizar hipérboles, na maioria de seus sonetos.
Camões é conhecido por suas obras líricas e por sua obra épica “Os Lusíadas”. Escrito em 8816 versos, Os Lusíadas, divide-se em dez cantos repartidos em oitavas, essa epopeia tem como tema os feitos dos portugueses e suas navegações.
“Dono de um estilo de vida boêmio, este escritor lusitano foi frequentador da Corte, viajou para o Oriente, esteve preso, passou por um naufrágio, foi também processado e