Prosa
Como caracterizar a prosa?
Prosa é a forma de linguagem usada normalmente ao conversarmos, ao escrevermos uma carta, ao fazermos uma redação. Em prosa são escritos os tratados científicos, as reportagens de jornais e revistas, os romances, as novelas, as histórias em quadrinhos, as mensagens dos anúncios. Em prosa, ainda, contamos piadas, damos recados e fazemos convites.
A característica mais notória de um texto escrito em prosa é sua divisão em parágrafos.
Parágrafos são partes do texto compostas de períodos, orações ou frases que desenvolvem uma única idéia.
Num texto, a cada idéia diferente, acrescentada à anterior para fazer o assunto progredir, deve também corresponder um parágrafo diferente. Um novo parágrafo deve sempre indicar um pensamento a mais.
Por isso, na prosa, é essencial o uso correto da pontuação e a paragrafação para obtermos um texto que transmita nossas idéias de modo correto, claro, coerente e agradável de ler.
A pontuação e a paragrafação vão tornar mais compreensíveis para o leitor os diálogos entre as personagens, as descrições, as narrativas e as exposições de idéias em torno de determinado tema.
Como são os textos em verso?
A simples apresentação dos textos em verso, ou poemas, permite sua imediata identificação. Cada linha de um poema é um verso e cada bloco de versos forma uma estrofe.
Na forma clássica, os versos possuem métrica, ritmo e rima.
A métrica impõe ao verso uma quantidade definida de sílabas poéticas, que se contam como se fala e não como se escreve.
Assim, o verso pode ser monossílabo, dissílabo, trissílabo... *decassílabo e dodecassílabo. Alguns versos possuem denominação especial:
5 sílabas — redondilha menor;
7 sílabas — redondilha maior;
10 sílabas — decassílabo (heróico, sáfico e imperfeito);
12 sílabas — alexandrino.
Escandir um verso é marcar, as suas