Prosa
F
O
L
H
ET
IN
S
A publicação de folhetins diários fez sucesso no Brasil. Tal estratégia aumentou de forma expressiva a tiragem dos periódicos, com uma nova narrativa, envolvente, de linguagem acessível, sem complicações intelectuais, de acontecimentos rápidos e de emoções fortes .
O folhetim (do francês feuilleton, folha de livro) Possui duas características essenciais:
› Quanto ao formato, é publicada de forma parcial e
sequenciada em periódicos (jornais e revistas);
› Quanto ao conteúdo: apresenta narrativa ágil, de fácil compreensão e que despertava a atenção do novo público leitor da época;
O folhetim surgiu na França no início do século
XIX, impulsionado pelo desenvolvimento da imprensa; CO
NT
EX
TO
CU
LT
UR
AL
Julgamento de Marie Lafarge - Dumas
A estrutura folhetinesca apresentava conflitos que provocavam a desordem e estabeleciam a crise nos valores burgueses; contudo, as dificuldades eram superadas e a felicidade era restabelecida com a reordenação da ordem burguesa, reafirmando-se os seus valores.
CO
NT
EX
TO
CU
LT
UR
AL
Cenário de O Guarani – Scala de Milão
Os folhetins modernizam uma sociedade incomodada com ideias intolerantes que refletiam a visão agrária e atrasada destoando dos valores urbanos apregoados pela burguesia. A literatura brasileira abandona as cópias e versões , inaugurando a era do romance nacional.
CON
TEX
TO
CUL
TUR
AL
O público leitor desses folhetins era tipicamente urbano, apesar das raízes rurais: mulheres e estudantes que se estabeleceram na corte após a Independência em busca de ascensão econômica ou política ou filhos de senhores rurais que vinham completar os estudos.
CARACTERÍSTICAS DA PROSA
Tipos: urbana, regional, indianista e histórica;
Índio como herói;
Idealização da nação;
Passado histórico glorioso;
Interesses da elite;
Adequação ao novo público leitor;
Linguagem "brasileira".