autoestima
Sergio Gonsales – 1º semestre - 2013
A auto-estima do professor e auto-estima do aluno
Para falar de auto-estima, devemos primeiramente entender o que é o que significa.
Segundo o dicionário Priberam: Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos.
No dicionário Online de português: Característica de uma pessoa que valoriza a si mesma, dando-lhe a possibilidade de agir, pensar e exprimir opiniões de maneira confiante.
E por fim o dicionário Michaelis: aceitação que o indivíduo tem de si mesmo.
Enquanto nos dois primeiros encontramos a palavra valorização, no terceiro é substituída por aceitação. Tanto numa definição quanto em outra, para atribuir valorização ou aceitação, é necessário uma auto avaliação, e um resultado positivo da mesma.
Em outras palavras, podemos afirmar que a auto-estima é um sentimento valorativo do conjunto das nossas características corporais, mentais e espirituais que formam a personalidade.
A auto-estima é a causa das atitudes construtivas dos indivíduos, e não a consequência das mesmas.
A auto-estima do professor *
Em 1984 o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, nomeou uma comissão de especialistas [Task Force) para o estudo da autoestima. A finalidade do programa era a institucionalização de seu ensino nas escolas primarias e secundárias.
A comissão de especialistas - psicólogos, sociólogos e pedagogos - dispôs de grande quantidade de fundos e recursos, o que garantiu a colaboração, na pesquisa, de profissionais de primeira categoria e grande experiência, Como primeiro passo, a comissão o destacou que a auto-estima pode ser aprendida, uma vez que depende da situação psíquica geral do indivíduo e esta pode se modificar. Assim, a auto-estima depende de como esse individuo sente que percebem, aceitam e querem as pessoas importantes de sua vida, e segundo a maneira pela qual se desenvolveu, desde a infância, sua