Autoestima
TEMA: Resgatando a autoestima
PÚBLICO ALVO: Alunos da Oficina Terapêutica Protegida da APAE de Turvo
NOME: Úrsula Pagnan Ranacoski Favarin
OBJETIVO GERAL
Oportunizar ao seu educando atividades que lhe possibilitem o conhecimento de si mesmo e dos demais membros do grupo, a fim de elevar a sua autoestima.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Reconhecer aspectos e características interiores e exteriores.
* Identificar atitudes para um bom relacionamento com as pessoas e consigo mesmo.
* Possibilitar momentos de reflexão e respeito a vida.
* Valorizar-se enquanto ser humano.
JUSTIFICATIVA
Autoestima é o sentimento de importância e valor que uma pessoa têm em relação a ela própria. Quem a possui em alto grau confia em suas percepções e em seus julgamentos, acredita que suas iniciativas vão dar certo e lida com os outros com facilidade. Um adulto com baixa autoestima sofre por se considerar inadequado e desprestigiado. Também tende a se ver como desamparado e inferior, além de não confiar em si mesmo. A prática da autoestima produz um sentimento de satisfação, de prazer interior. O professor em sala de aula deve perceber a necessidade de levar em conta não só o domínio cognitivo mas também o domínio afetivo dos educandos desenvolvendo potencialidades que podem alicerçar a consciência do seu lugar na sociedade.
METODOLOGIA
Será realizado um trabalho de forma psicopedagógica, visando resgatar nos educandos aspectos relacionados a autoestima, aceitação e autoconhecimento através de alternativas e estratégias que possibilitarão a ampliação, construção e conscientização de novos conhecimentos indispensáveis para seu desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural.
O projeto será desenvolvido com base em dinâmicas de trabalho desencadeadas em sala de aula dia a dia conforme a necessidade da turma. A cada dinâmica realizada será feito momento de reflexão e discussão.
DESENVOLVIMENTO