AUTOESTIMA
Temos a tendência de nos julgarmos imperfeitos ou não merecedores de determinadas coisas.
Um exemplo bem simples dessa situação humana é quando recebemos presentes. A pessoa sai de casa (ou busca na internet), procura algo que seja do seu agrado, enfrenta filas e esperas, embrulha para presente, leva com todo carinho até você e quando você recebe devolve a seguinte frase: “Ahhh, não precisava. Sua presença é muito mais importante.”.
Quantas vezes você já fez isso? Quantas vezes já fizeram isso com você?
Já parou para pensar que por trás de toda essa falsa modéstia ou humildade reside o sentimento de não merecimento ou baixa autoestima?
Se qualquer pessoa lhe trouxer um presente, agradeça-o. Você de alguma forma fez por merecer o mesmo. É o reconhecimento de quem você é e o que representa a outra pessoa. Talvez você não saiba corretamente porque está recebendo aquele presente, porém a outra pessoa sabe muito bem porque está lhe dando ele. Receba-o de coração aberto. Receba-o com todo o merecimento de alguém que fez algo de bom para outra pessoa. Diga para você mesmo: “Eu mereço e agradeço este presente.”.
Se você não cuidar da forma como trata de si mesmos, como achas que as outras pessoasirão tratar de você? Cuide-se, ame-se, se apaixone por si mesmo. Você vale cada centavo existente no planeta. Você é único e perfeito por ser você. Não se importe com que “poderia ser melhor” em você. Você sempre foi, é e sempre será perfeito em sua forma de ser.
Reveja seus pensamentos sobre você mesmo. Reveja como anda se tratando e o que anda fazendo com você. Este é o ponto da virada. Esse é o momento de começar algo novo. Esse é o momento de reconhecer a perfeição que existe em você.
Quero compartilhar com você uma reflexão sobre autoestima que encontrei no livro“Reflexões de Conversando com Deus” de Nale Donald Walsh:
Autoestima
Uma árvore não é menos perfeita do que uma planta nova. Uma criança pequena não é menos perfeita do que um