autodeterminação
Segundo a teoria da autodeterminação existem três tipos de motivação: falta de motivação, motivação extrínseca e motivação intrínseca. Identificar os tipos de motivação é importante por que o montante de autodeterminação dentro de um estado motivacional qualquer exerce um efeito substancial na maneira de as pessoas sentirem, pensarem e fazerem. As pessoas experimentam uma regulação externa e introjetada em grande parte por questões de obediência e por uma sensação de obrigação ao passo que as pessoas que experimentam uma regulação identificada e integrada em grande parte fazem isso porque querem e porque optam por fazer.
TIPOS DE MOTIVAÇÃO EXTRINSECA
A motivação extrínseca é um tipo de motivação muito importante, mais a maioria das atividades que as pessoas realizam em seu cotidiano não são extrinsecamente motivadas. O que nos norteiam são as responsabilidades pessoais, sociais e as solicitações de outros que orientam em grande parte daquilo que fazemos. Na pratica todos os tipos de motivação intrínseca a alguns comportamentos solicitados.
REGULAÇÃO EXTERNA:
A regulação externa é o prótipo da motivação extrínseca não-determinada pelo self. Os comportamentos externamente regulados são adotados de modo a fazer com que o individuo receba recompensa ou satisfaça algumas exigências externas.
REGULAÇÃO INTROJETADA:
A regulação introjetada implica em obedecer, mas não verdadeiramente aceitar aprovar por si próprio as demandas feitas por outro sobre um determinado modo de pensar, sentir ou comportar-se Em essência, a pessoa como se tivesse atuando por procuração ao ambiente externo, emocionalmente se recompensa por ter um comportamento bom segundo as definições de outro e emocionalmente se pune. Com a regulação introjetada, a pessoa leva as prescrições de outro para dentro de sua própria mente.
REGULAÇÃO IDENTIFICADA:
A regulação