Autoconhecimento
O que é ?
s.m. Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições, sentimentos etc; que caracterizam o indivíduo por si próprio.
(Etm. auto+ conhecimento)
______________________________
Sem conhecermos a natureza e origem do que somos, como viver a plenitude do que somos? Quem somos afinal? Nós nos autoconhecemos? A nossa formação espírita, faz-nos recordar que somos uma alma, um Espírito que evolui ao longo dos processos reencarnatórios. Como uma bússola a nos indicar o caminho, tais questionamentos começam a guiar nosso processo de autoconhecimento. Já dizia o filósofo grego Sócrates, antes do homem se preocupar em querer conhecer a origem da natureza ou das coisas, deveria primeiro procurar conhecer-se a si mesmo. Precisamos conhecer a origem, a natureza do que somos como Espíritos. É universal o conhecimento de que o Espírito engloba qualidades e potenciais que necessitam ser conhecidos e, obviamente, despertados, a fim de se tornarem úteis na caminhada.
Isso nos induz a uma primeira reflexão: "Precisamos descobrir dentro de nós as qualidades e potenciais, despertá-las e colocá-las em ação".
Mas também é universal que nós na condição de espíritos em processo evolutivo, apresentamos e possuímos características que não aceitamos ou que não são aceitas pelas outras pessoas. Desse modo podemos resumir nosso modelo de autoconhecimento em 2 campos:
______________________
Campo Positivo X Campo Negativo constituído pelas qualidade e Constituído por aquilo que não potenciais aceitamos
Nesse método de autoconhecimento iremos nos concentrar no campo negativo, ou seja, nos potenciais, nas tendências, na índole que existe em cada um de nós, que não aceitamos, que não gostamos, que