Sobre genética
O trabalho será feito com base em uma das afirmações abaixo. Sendo que essa afirmação terá que está diretamente relacionada com a genética.
Genética: é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, pelo cientista William Bateson numa carta dirigida a Adam Sedgewick, da data de 18 de Abril de 1908.
O que seria parte da Genética?
Como resposta, selecionamos 5 exemplos do que seria ou não parte da genética.
“A ovelha Dolly, o primeiro mamífero clonado de uma célula adulta, foi sacrificada com seis anos de idade...” ( é parte da genética )
A clonagem induzida artificialmente foi a feita com a ovelha Dolly, essa clonagem é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à pesquisa científica. Nesse caso, o termo aplica-se a uma forma de reprodução assexuada produzida em laboratório, de forma artificial, baseada num único patrimônio genético.
“Morenas são mais inteligentes que as loiras” ( não é parte da genética )
A característica de uma pessoa, ser loira por exemplo, não pode ser caracterizada como genética, pois seria parte de fenótipo. Além disso, um fenótipo não faz uma pessoa ser melhor que a outra se considerarmos a parte interior. Um fenótipo loiro por exemplo, não altera a capacidade intelectual de uma pessoa.
“Doe Sangue e Passe a bola para um Amigo.” ( é parte da genética )
A transfusão de sangue é o modo mais direto de uso terapêutico de sangue. Ele é obtido através da doação de sangue. Como existem diferentes tipos de sangue, e a transfusão de um tipo errado pode causar muitas complicações no receptor, são feitos exames de compatibilidade.
“Ronaldo Fenômeno fará teste de DNA.” ( é parte da genética )