influencias genéticas sobre o feto
O processo do crescimento fetal que acabamos de descrever reflete o desenvolvimento normal , que ocorre em 95 a 98% de todas as gravidezes . Nos outros 2 a 5% dos casos , as crianças nascem com sérias deficiências congênitas .Uma das principais causas para essas deficiências são genes ou cromossomos defeituosos .Eis aqui algumas das dificuldades genéticas ou cromossômicas mais comuns.
Fenilcetonúria
A fenilcetonúria é uma doença genética, que faz com que os alimentos que tenham uma substância chamada fenilalanina intoxique o cérebro, causando retardo mental irreversível.As crianças que nascem com esta doença têm um problema digestivo no fígado em que o aminoácido presente na proteína dos alimentos, a fenilalanina, gera uma substância que é "venenosa ".A fenilcetonúria é um erro do metabolismo e não tem cura, mas seu tratamento consiste apenas em seguir uma alimentação específica, isenta de fenilalanina por toda a vida.O retardo mental causado pela ingestão de alimentos com fenilalanina é irreversível nos fenilcetonúricos.O diagnóstico precoce da fenilcetonúria permite que os cuidados necessários com a alimentação sejam tomados desde o princípio, evitando uma série de consequências indesejáveis, como danos permanentes no cérebro. Os sintomas da fenilcetonúria surgem após o período de amamentação exclusiva, quando há introdução de novos alimentos à dieta do bebê. Seus principais sintomas são:
Feridas na pele semelhante ao eczema
Odor corpóreo característico
Náusea e vômito
Comportamento agressivo ou auto-agressivo
Hiperatividade
Retardo mental, geralmente grave e irreversível; convulsões
As crianças afetadas com a doença apresenta como sintoma característico um odor corporal forte e vômitos após as refeições.
Anemia falciforme
Anemia falciforme é uma doença hereditária (passa dos pais para os filhos) caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice, daí o nome