Má formação genética
Má Formação Genética
Anomalia genética é o nome dado a um padrão típico nos genes ou cromossomos que resulta em características físicas específicas. Existem vários tipos de influências que podem gerar uma anomalia genética, entre eles, o álcool, as drogas, a radiação, doenças como a Aids e etc. Citaremos os tipos de influência mais comuns, mas só analisaremos a fundo o poder das drogas e da radiação.
* Prováveis causas Por Substâncias Teratogênicas:
Álcool: o bebê pode nascer com cirrose, demência; Nicotina: má formação nas extremidades (pés e mãos);
Antibióticos: afetando a organogênese = surgimento ou formação dos órgãos nos primeiros três meses de vida;
Tinturas para cabelos: afeta o sistema nervoso; Por Doenças:
Rubéola: se contraída nos primeiros meses de gravidez pode causar cegueira;
Toxoplasmose: a criança pode nascer com meningite, demência; Por Carências Nutricionais:
Ácido Fólico: Mal de Parkinson, problemas vasculares, sistema nervoso com a má formação da espinha dorsal, nascer sem cérebro.
Drogas
Poucas doenças maternas justificam o uso de remédios durante a gestação como, por exemplo, a diabete, hipertensão e a epilepsia. A consulta médica é importante durante toda a gravidez, tanto para prevenir problemas, como para tratar as doenças já conhecidas. Por outro lado, existem drogas que são usadas socialmente ou ilegalmente, sem que a mulher saiba que está grávida ou por não saber que estas fazem muito mais mal para o bebê do que para ela própria. Veremos cada uma delas a seguir.
* Por Cigarro (Fumo e tabaco): A nicotina do tabaco tem um efeito importante sobre o crescimento do bebê dentro do útero. O hábito de fumar da mãe é uma causa retardo no desenvolvimento do feto. Além disto, fumar 20 ou mais cigarros por dia aumenta o risco de parto prematuro (nascer antes do tempo) e da criança nascer com baixo peso.
* Por Calmantes: