Genética Cães
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA – CESVA
FACULDADE DE VETERINÁRIA DE VALENÇA
Trabalho de Genética e Melhoramento Animal
Má Formação Genética
Turbo, o Chihuahua de duas pernas.
Acadêmico (a): Anésio de Almeida Junior
Matrícula: 14210
Daniela Ap. Sampaio da Silva
14222
Lucas Bastos
14209
Profº: Mariana Graciosa
Valença/RJ
2014
Turbo é um filhote de Chihuahua que nasceu sem as duas patas da frente (membros torácicos). Com apenas algumas semanas de vida ele foi abandonado por seu criador em
The Downtown, uma clínica veterinária em Indianápolis (EUA).
Ashley Looper, uma boa pessoa além de boa veterinária foi quem adotou o pequeno
Turbo.
Ashley não só adotou , mas também mudou tudo que podia para que seu cãozinho levasse uma vida normal dentro do possível.
Ela montou uma campanha para arrecadar dinheiro, para custear um treinador para cães, medicamentos e uma cadeira de rodas entre outros. A campanha é um sucesso, e o pequeno Chihuahua de duas pernas ganhou grande parte do público das mídias e redes sociais não só pela sua deficiência mas também pela sua feição de um pequeno notável.
Mark Deadrick presidente da 3Dyn uma empresa americana, se ofereceu para fazer uma cadeira de rodas especial para Turbo, sob medida, para isso ele usou tecnologia e impressora 3D.
O caso de Turbo é uma alteração, uma má formação genética onde os membros anteriores não são formados normalmente na gestação, esse distúrbio é conhecido como
Abraquia.
A abraquia pode ser unilateral ou bilateral, significa literalmente a ausência de iniciação. Este distúrbio ocorre no embrião ou feto na vida intrauterina.
As causas que acarretam estas anomalias não são bem estabelecidas, mas tudo indica que estão ligadas a fatores genéticos. Nesta anomalia é perfeitamente possível o animal viver, porém alguns proprietários como o de Turbo se julgam incapazes de cuidar de um cão com essa má formação.