auto
Nosso intuito, nesta atividade, é estimular sua reflexão sobre os objetivos propostos para a escola ao longo da Idade Moderna que, em seu final, se caracterizou pelo progresso técnico-científico, pelo uso da razão e pelo fortalecimento dos Estados.
Sendo assim, expliquem quais eram os objetivos da escola na modernidade e porque estes estavam em oposição. Tenha como referência o protagonismo dos Estados na organização da educação formal e o que é necessário para efetivar a formação subjetiva do indivíduo.
A educação na modernidade trouxe vários objetivos para a escola, que tem como objetivo a formação de um indivíduo, de como tornar os sujeitos livres e emancipados, “uma escola que instrui e que forma, que ensina conhecimentos, mas também comportamentos” (Cambi, 1999, p. 205).
Antes da educação na modernidade, a escola tinha somente a matemática e lógica como matéria principal de ensino e passou a ser incluso as disciplinas de geografia e história, com o objetivo de tornar as pessoas mais conscientes.
Com todas essas mudanças na forma de ensino a escola na modernidade passou a sofrer um grande dilema, onde um lado da educação tenta formar cidadãos compatíveis com o estado, por outro lado à escola como instituição educacional, que consiste em promover uma educação crítica e consciente, desenvolvendo os talentos do sujeito singular. Este problema é desde o inicio da educação até os dias atuais, onde a escola precisa formar cidadãos com interesses individuais, e também críticos com os assuntos da sociedade atual.
Essas principais questões levaram as escolas tradicionais a rever seus métodos de ensinos, pois sua forma de ensinar se tornou alvo de críticas na sociedade por parte dos humanistas franceses, onde seus principais protagonistas dessas críticas foram François Rabelais e Michel Montaigne.
Rabelais se dirigia a uma crítica contra as instituições pedagógicas organizadas pelo clero, sua proposta de ensino consiste num