auto
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA RURAL
PROFESSOR: ENÉAS LIMA SANTOS
II UNIDADE: SISTEMA ECONÔMICO AGRÍCOLA E RECURSOS HUMANOS
INHAMBUPE-BAHIA
2012
SISTEMA ECONÔMICO AGRÍCOLA
1 - ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO Essa área está diretamente relacionada com o cliente ou o consumidor dos produtos da propriedade rural. Trata-se de um setor essencial, pois todas as ações das propriedades/empresas devem ter como propósito atingir o consumidor. E necessário que se saiba como e onde colocar o produto, quais os melhores canais de distribuição, bem como os pontos de venda. A área de comercialização faz parte de um sistema, de um complexo agrícola, ou seja, ligada diretamente ao que acontece antes, durante e depois da produção agrícola. O sucesso na comercialização vai depender, também, do sucesso na aquisição dos insumos agrícolas, na produção e do conhecimento do mercado de escoamento da produção. Dessa forma, é inútil acreditar que o sucesso na comercialização vai depender exclusivamente de vender bem, sem analisar o que acontece antes, durante e depois da produção.
1.1 – FALHAS QUE COMPROMETEM O LUCRO FINAL
1.1.1 – Mercado dos Fatores de Produção Trata-se do que acontece antes da produção, “antes da porteira”, ou seja, durante a aquisição dos insumos (fertilizantes, equipamentos, rações, etc.) para iniciar a produção. O que geralmente acontece nesta fase:
a) Aquisição individual,
b) Postura passiva,
c) Compra em pequenas quantidades,
d) Aquisição de insumos desnecessários e de má qualidade. Como consequência dessas falhas, teremos custos iniciais de produção bastantes elevados, o que influenciará diretamente no lucro final.
1.1.2 – Falhas na Produção Agrícola Trata-se das falhas que acontecem durante a fase de produção, “dentro da porteira”:
a) Falta de tecnologia adequada à Agricultura Familiar,
b) Falta de planejamento,
c) Degradação dos recursos naturais,
d)