ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL – EAD
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
TUTOR PRESENCIAL:
PROFESSORA:
TUTOR À DISTÂNCIA:
INTEGRANTES DO GRUPO
NOME:
São Paulo-
DATA
ANÁLISE DO FILME: TROPA DE ELITE
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é ampliar a visão no que se referem os aspectos sociais, políticos e econômicos da sociedade, bem como analisar a influência psicológica nos conflitos sociais. Dois destes conflitos escolhidos pelo grupo serão mencionados no decorrer deste artigo, baseados na análise do filme “Tropa de Elite”, com o intuito de aprofundar a relação que estes possuem com a Psicologia Social.
Seres humanos tem a capacidade de raciocinar e cada indivíduo pensa de maneira desigual. Um dos motivos dessa divergência é a cultura que cada indivíduo possui.
Para compreendermos melhor essa questão iremos analisar o conceito da palavra “Cultura”.
CULTURA
A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem capacidade de desenvolvê-la. Isso nos distingue dos outros seres vivos, como os animais. Ela é a identidade própria de um grupo num território de um determinado período. Dessa forma, todos os povos e sociedades possuem sua cultura, por mais tradicional que seja e todos os conhecimentos adquiridos são passados de geração a geração.
Os elementos culturais são: artes, costumes, sistemas, leis, religiões, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamentos, preferencias, invenções e todas as maneiras de ser, pensar e agir.
A cultura pode ser considerada tudo que o homem observa, através de sua racionalidade e de sua inteligência de discernir as coisas. Não é “maior” e nem “menor”, não faz do homem “mais” nem “menos”, nem “melhores” ou “piores”, a cultura faz com que cada povo, tribo ou nação sejam únicos em conhecimento, informações,