Autismo
CURSO DE PSICOLOGIA
TSP I: TEORIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVISTA.
AUTISMO NA ABORDAGEM COMPORTAMENTAL.
ALEXIA JANINI PADOVANI DIAS
ANA CAROLINA DE ANDRADE CASARIN
GILIANY LIANDO DO NASCIMENTO
THAMIRES DE MELLO MARTINS
LINS
2013
Capítulo 2 – Identificação precoce de sinais de autismo.
O Autismo.
O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.
Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada. Todas essas alterações costumam aparecer antes mesmo dos 3 anos de idade, em sua maioria, em crianças do sexo masculino.
A Identificação.
A identificação precoce de sinais de autismo tem sido apontada como um dos conhecimentos mais interessantes da área. O bebe portador desse transtorno pode ser reconhecido pelas suas dificuldades na apresentação de vários comportamentos, como: orientação para estimulo social, manutenção do contato visual, imitação e atenção, entre outros precusores usados como critérios para se definir autismo em idade mais avançada.
Essa identificação trás varias vantagens e implicações abordadas, entre elas, a possibilidade de reduzir a faixa etária do diagnostico para um ano, até então, estudos apontam que o diagnostico de autismo poderia ser feito apenas em crianças a partir de 3-4 anos de idade. No Brasil,quando realizado esse diagnostico, ainda ocorre muito tardiamente, quando a criança está acima de 6 anos. Apesar do diagnostico do médico ser tadio, 80% dos pais de crianças com autismo, relatam a suspeita de haver um problema com seu filho antes de completar dois anos de idade.
Um relato feito com