Historia
O Liberalismo é uma doutrina baseada na liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as intervenções e atitudes de estabelecer pena do poder estatal. Apesar de diversas culturas e épocas apresentarem indícios das ideias liberais, o liberalismo definitivamente ganhou expressão moderna com os escritos de John Locke (1632 - 1704) e Adam Smith (1723-1790). John Locke pensava que o homem tinha capacidade de fazer do mundo um lugar melhor pra se viver.
Socialismo Utópico é a primeira corrente do moderno pensamento filosófico socialista, surgida no primeiro quartel do século XIX e que desenvolvia conceitos e ideias definidas como utópicas para os pensadores socialistas que surgiriam posteriormente. Estes primeiros pensadores do moderno socialismo não reconheciam autoridade externa, além de subordinar a religião, a ciência, sociedade e instituições políticas a uma drástica e permanente crítica.
O termo socialismo científico foi usado por Friedrich Engels para caracterizar a doutrina que ele e Karl Marx desenvolveram, distintas de outras doutrinas socialistas, consideradas como socialismo utópico. Derivada da dialética (resultado da luta de classes opostas) Engels considerava sua doutrina como científica na medida em que eles expunham as mazelas do capitalismo através da mais-valia e apontava para