Historia da arte
No início do século XX, antes que os artistas atingissem a "abstração absoluta" (um desenvolvimento autônomo das formas e das cores, independentes de valores naturais e sentimentais),
O termo também foi usado para se referir a escolas como o cubismo e o futurismo que, ainda que fossem representativas e figurativas, Esses buscavam sintetizar os elementos da realidade natural, resultando em obras que fugiam à simples imitação daquilo que era "concreto".
O Surrealismo e o dadaísmo também são tendências estéticas que influenciaram alguns artistas da época.
Futurismo
Em 1909, um escritor Italiano chamado "Filippo Tommaso Marinetti" Publicou no jornal parisiense "Le Figaro" um Manifesto contrariando a as formúlas tradicionais e acadêmicas dessa época e criar uma arte livre, capaz de expressar o dinamismo e a energia da moderna sociedade industrial, que é considerado o texto fundador do movimento futurista.
Já no ao seguinte foi lançado outro manifesto futurista, agora esse particularmente á pintura, Assinado por pelos artistas Unberto Boccioni, Carlo Carrá, Luigi Russolo, Giacomo Ballae e Gino Severini.
Na pintura o futurismo exaltava obviamente o futuro e a velocidade, artistas futuristas tinham em mente que os outros artistas que até então pintavam o que viam, estavam parados no tempo e que ignoravam a grande evolução desse novo mundo mais dinâmico e veloz. esses artistas buscam a expressão do movimento tanto nas pinturas como em esculturas.
Amadeo Modigliani: Um artista independente
Amadeo Clemente Modigliani foi mais um artista itálo que conseguiu seu êxito na frança no começo do século XX, mudou se para Paris em 1906 a partir de então conheceu Picasso que ja era muito renomado na época e nos dez anos que se passaram conheceu o abstracionismo, o cubismo e futurismo, mas não aderiu a nenhum desses estilos, pelo contrário, procurou um estilo próprio e bem particular.
Em seus quadros retratava pessoas,