Autismo
RESUMO
AUTISMO
Genética do Comportamento Humano
PROFª Renata Bredemeier
Carla Fernanda Souza
Cássio Paiva
Daniela Paz
Taine Schroeder
PORTO ALEGRE
04 de Dezembro de 2014
AUTISMO
Carla Fernanda Souza
Cássio Paiva
Daniela Paz
Taine Schroeder
É um transtorno mental que afeta a comunicação e o comportamento humano. O termo refere-se ao significado: ausente ou perdido.
Hoje, os especialistas consideram que a contribuição dos fatores genéticos esteja ao redor de 90%, sobrando para o ambiente apenas 10% da responsabilidade. Autismo é o distúrbio de neurodesenvolvimento em que a herança genética desempenha papel mais importante. Ainda assim, vale lembrar que não está ao alcance da biologia condicionar o destino final, porque o ambiente modifica a expressão dos genes, e deficiências do desenvolvimento podem ser contornadas ou corrigidas com o aprendizado.
Compreender o desenvolvimento da criança autista é o primeiro passo para intervenções educacionais e terapêuticas que atinjam bons resultados, desenvolvendo atividades que contenham um contexto que esteja mais próximo da realidade e que vá ao encontro de suas necessidades e habilidades. Por serem as pessoas autistas tão diferentes umas das outras, tão heterogêneas em suas necessidades e competências, cada caso exige uma adequação específica de estratégias e objetos de tratamento.
As oportunidades de inclusão de alunos com autismo em classes regulares tendem a aumentar com o passar dos anos. Quanto mais as pessoas, de um modo geral e em especial os profissionais da área da educação, souberem acerca desse distúrbio (características, estilos de comportamento etc), mais se abrirão as vias de acesso à entrada dos mesmos nas escolas regulares. Reconhecimento e respeito a diversidade é mais do que um simples ato de tolerância, é na verdade a afirmação de que a vida se amplia e se enriquece na pluralidade.
Palavras-chaves: Autismo, doenças,