Autismo
RESUMO
O adjetivo inclusivo é usado quando se busca qualidade para todas as pessoas com ou sem deficiência. O termo inclusão já traz implícito a ideia de exclusão, pois só é possível incluir alguém que já foi excluído. A inclusão está respaldada na dialética inclusão/exclusão, com a luta das minorias na defesa dos seus direitos. De modo geral, o termo é utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Todos têm o direito a educação conforme os direitos humanos em nossa Legislação. Este trabalho, portanto procura de forma sucinta alertar sobre a importância da inserção de todos na Educação, rompendo paradigmas e barreiras enfrentadas na nossa sociedade trazendo isonomia com a participação de todos para que vivamos em uma nação de igualdade sem preconceitos, com qualidade de vida.
Palavras-chave: Educação inclusiva. Pessoas excluídas. Ações afirmativas.
INTRODUÇÃO
A inclusão social está presente em nossa sociedade, neste trabalho trataremos de suas principais características. Inclusão social é um termo amplo, utilizado em contextos diferentes, em referência a questões sociais variadas.
Segundo Kunc (1992) "o principio fundamental da educação inclusiva é a valorização da diversidade e da comunidade humana. Quando a educação inclusiva é totalmente abraçada, nós abandonamos a idéia de que as crianças devem se tornar normais para contribuir para o mundo". É Dever da escola se adaptar para os alunos, não os alunos a se adaptarem a escola, mais para isso é necessário professores cada vez mais qualificados e escolas que estejam prontas para receber qualquer aluno com ou sem necessidades especiais.
Insta salientar que a nossa sociedade anseia por qualidade de vida, em que toda a sociedade esteja ativamente presente nas mudanças para que haja