autismo
Introdução……………………………………………………………………..4
1 - Teoria Clássica da Administração 5
1.1. Antecedentes históricos 5
1.2. Fundamentação da Teoria Clássica 7
1.3. Princípios gerais de administração de Fayol 9
1.4. Críticas à Teoria Clássica de Administração 10
1.5. Aplicação da Teoria Clássica nos cuidados de Enfermagem 11
2 – Reflexão crítica 12
3- Analise dos resultados 13
Bibliografia 14
INTRODUÇAO
A administração tem um papel fundamental na existência, sobrevivência e sucesso de uma organização. Para optimizar a administração, a eficiência e a eficácia são preponderantes, variando o seu conteúdo, dependendo da teoria considerada. A teoria abordada neste trabalho é a Teoria Clássica da Administração.
Para além das funções de prestador de cuidados, o enfermeiro, possui paralelamente funções de gestor ou administrador, orientando e avaliando outros enfermeiros, gerindo recursos e adequando a enfermagem às necessidades da população, sendo fundamental desenvolver competências ao nível administração. Deste modo, revela-se importante, como futuros enfermeiros, deter algum conhecimento nesta área, para uma melhor integração no mundo do trabalho.
Com o intuito de clarificar as funções da administração foi proposto aos alunos a elaboração de um trabalho académico relativo a este tema. Surgiu no âmbito da unidade curricular de Princípios de Administração do 4ºAno do curso de Enfermagem do Instituto Superior de Saúde do Alto Ave.
Com a realização do presente trabalho pretendemos atingir os seguintes objectivos:
Entender a administração ao longo da sua evolução;
Identificar e analisar as características inerentes à Teoria Clássica;
Perceber a aplicação desta teoria no campo da Enfermagem;
Servir como meio de avaliação para a Unidade Curricular.
A metodologia utilizada na sua execução baseou-se essencialmente no tipo descritiva, explicativa, reflexiva e pesquisa bibliográfica.