Autismo e Fonoaudiologia
Doscente: D. R. M. A.
Discente: N. B. L
Universidade de São Paulo 2014
AUTISMO
DEFINIÇÃO
O autismo é uma síndrome comportamental, de etiologia desconhecida e caracterizada por um prejuízo na tríade socialização, linguagem e comportamento. O diagnóstico é feito com a utilização de escalas diagnósticas: o Código Internacional de Doenças (CID
10) e o Manual de diagnóstico e estatística de distúrbios mentais (DSM IV) . A intensidade dos sintomas do autismo varia de acordo com o nível de desenvolvimento intelectual ou cognitivo.
AUTISMO
CID 10
F84.0 Autismo infantil
Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por
a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e
b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).
AUTISMO
DSM-V : TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
1. Déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestadas de todas as maneiras seguintes:
a. Déficits expressivos na comunicação não verbal e verbal usadas para interação social; b. Falta de reciprocidade social;
c. Incapacidade para desenvolver e manter relacionamentos de amizade apropriados para o estágio de desenvolvimento.
2. Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos duas das maneiras abaixo:
a. Comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais incomuns;
b. Excessiva adesão/aderência a rotinas e padrões ritualizados de comportamento;
c. Interesses restritos,