CID 10 Fono
Conselhos de Fonoaudiologia
GUIA PRÁTICO DE CONSULTA RÁPIDA
DA CID-10 PELO FONOAUDIÓLOGO
Brasília - DF
2007
Conselhos de Fonoaudiologia - Maio/2007
3
GUIA PRÁTICO DE CONSULTA RÁPIDA DA CID-10 PELO FONOAUDIÓLOGO
4
Conselhos de Fonoaudiologia - Maio/2007
GUIA PRÁTICO DE CONSULTA RÁPIDA DA CID-10 PELO FONOAUDIÓLOGO
APRESENTAÇÃO
A Classificação Internacional de Doenças e de Problemas Relacionados à
Saúde, na sua 10a revisão (CID-10), configura-se no documento que registra uma classificação estatística de doenças que inclui todas as entidades mórbidas dentro de um número manuseável de categorias.
Segundo o documento a CID-10 visa atender “as necessidades de informação diagnóstica para finalidades gerais (...). As afecções foram agrupadas de forma a torná-la mais adequada aos objetivos de estudos epidemiológicos gerais e para a avaliação de assistência à saúde”.
A CID-10 é utilizada por profissionais da área da saúde com a finalidade de referenciar sua prática. No caso específico da Fonoaudiologia a CID-10 auxilia nas ações relacionadas com os Distúrbios da Comunicação.
Tendo em vista a utilização da CID-10 pelos fonoaudiólogos, os Conselhos de Fonoaudiologia realizaram um estudo do documento, e selecionaram alguns itens que dizem respeito, mais diretamente, à prática da Fonoaudiologia, considerando “ que o fonoaudiólogo é responsável por: promoção da saúde, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação/reabilitação), monitoramento e aperfeiçoamento de aspectos fonoaudiológicos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na linguagem oral e escrita, na articulação e fluência da fala, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição.”
Este material, ora denominado GUIA PRÁTICO DE CONSULTA RÁPIDA DA
CID-10 PELO FONOAUDIÓLOGO, pretende ser um instrumento facilitador de pesquisa para a classe. Não obstante, sugerimos que todos os profissionais consultem também o