Autismo e doenças invasivas do desenvolvimento
Projeto Pesquisa
PROJETO DE PESQUISA: (evitar o uso da 1ª pessoa (singular ou plural), utilizando a impessoalidade no texto – 3ª p.singular)
“planejar significa traçar um curso de ação que podemos seguir para que nos leve às nossas finalidades desejadas”. CHURCHMAN, C. West. Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis: Vozes, 1971, p.190.
MODELO DE PROJETO DE PESQUISA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. OBJETIVOS
4. JUSTIFICATIVA
5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
6. HIPÓTESE(S)
7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
8. METODOLOGIA DA PESQUISA
9. CRONOGRAMA
10. BIBLIOGRAFIA
1. 1. INTRODUÇÃO
(O QUE SERÁ ESCRITO? Inicie dizendo qual é o seu objeto de estudo, o seu tema. O tema já deve trazer, em sua descrição, o problema. Apresente genericamente a gênese do problema, o contexto do problema, sob o ponto de vista sócio-cultural, da história, do Direito, ou de outro aspecto que permita situar o problema que pretende investigar em sua inter-relação com a sociedade. O pesquisador não se posiciona sobre o tema, apenas reproduz sua realidade.).
1. 2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
(significa selecionar alguns aspectos ou problemas. Informe como você irá “circunscrever” o tema, objeto de estudo, o tópico específico que você irá pesquisar, a área jurídica em que se insere. Além da abrangência da sua pesquisa, o que significa que você irá demarcá-lo do ponto de vista teórico - marco teórico/histórico-, delimite-o geograficamente)
1. 3. OBJETIVOS
(O QUE FAZER? apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos. Relacionam-se às respostas a serem dadas ao problema formulado. Significa enunciar o que será feito. Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc.)
1. 4. JUSTIFICATIVA
(POR QUE FAZER? PARA QUE FAZER? Demonstrar a relevância do estudo em questão – social e jurídica, teórica e prática. Que contribuições a pesquisa