Enfoque sistemico nas empresas
A visão sistêmica é uma maneira de enxergar as coisas de forma integrada e que sua evolução ocorreu em paralelo à própria evolução da humanidade.
A sociedade moderna oferece problemas de natureza intrinsecamente complexa, causados pela interação de diferentes fatores, antes inexistentes. Grandes concentrações urbanas, esgotamento de recursos naturais, transportes, educação, ecologia, evolução tecnológica acelerada, integração na sociedade global, desemprego, inflação, criminalidade, catástrofes naturais ou causadas pelo homem, epidemias e migração, volatilidade dos mercados financeiros (entre inúmeros outros problemas), caracterizam a complexidade da situação contemporânea para os administradores das organizações públicas e privadas.
Essa evolução tem ocasionado muitos problemas que nem sempre são tão simples de serem resolvidos. Exigindo um maior entendimento e compreensão do mundo moderno.
Sob a ótica das organizações, devemos perceber a interação com o mundo exterior, além dos vários sistemas internos à organização. Às vezes, ficamos muito centrados na empresa em que atuamos e não percebemos as demais que se relacionam com ela, especialmente porque determinadas atividades que desempenhamos, a nosso ver, não dizem respeito às outras organizações. Isso, porém, não é o que acontece na prática, pois organizações fornecedoras e organizações clientes influenciam de maneira decisiva nas atividades da organização em que atuamos.
Empresas têm se esforçado para implantar no dia a dia dos funcionários os conceitos básicos da visão sistêmica. Um grande esforço que notamos em todos esses casos é a integração que se tenta fazer entre as áreas.
Muitas delas utilizam o planejamento estratégico como forma de direcionar as ações da organização, ou seja, quando a organização estabelece objetivos a serem alcançados, ela precisa definir as