Autismo Infantil
Formação: Psicóloga
Autismo Infantil
Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) contemplam: Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância (TDI) e Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outras Especificações conceituado a partir do trabalho de M. Rutter, I Kolvin e D. Cohen no final de 1960, bem como da publicação do DSM IV (2002), em que os critérios para diagnósticos precisam contemplar 6 ou mais itens, sendo eles de interação social, comunicação e padrões restritivos e repetitivos de comportamento, e ainda dentre eles contemplar no mínimo 2 de interação social, 1 de comunicação e 1 de padrões restritos e repetitivos.
Segundo Soifer (1992), autismo infantil se caracteriza por uma permanência em um estado de apatia e desinteresse. Começa a evidenciar-se por volta dos 3 meses de idade e apresenta-se até os 3 anos de idade. No decorrer do desenvolvimento características vão se evidenciando como: não possuem uma comunicação visual com que lhes falam, possuem uma ficção por determinados objetos, ocorre um distanciamento social, possuem um fala pobre e frequentes repetições de palavras e movimentos.
O diagnóstico não é simples, e depois de diagnosticado mobiliza-se toda família, isso porque, a criança deve ter um acompanhamento com profissionais qualificados e a família deve estar mais próxima e participativa das atividades da criança, incentivando, proporcionando ambiente saudável para o melhor aproveitamento desta criança com o meio social. O que requer muita paciência, comprometimento e apoio.
Bilbliografia
American Psychiatric Association (2002). DSM-IV-TR: Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (4 ª ed, Texto Revisto, JN Almeida, trad...). Lisboa: Climepsi Editores, Trabalho originais publicado em 2000.
Marcos T Mercadante, Rutger J Van der Gaag,
Jose S Schwartzman. Transtornos invasivos do desenvolvimento