A QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL DOS ESTABELECIMENTOS QUE MANIPULAM O AÇAÍ: RELATO DE CASO EM UM BAIRRO DE BELÉM/PA

2065 palavras 9 páginas
A QUALIDADE SOCIOAMBIENTAL DOS ESTABELECIMENTOS QUE MANIPULAM O AÇAÍ: RELATO DE CASO EM UM BAIRRO DE BELÉM/PA

1. OBJETIVO DO TRABALHO Este estudo possui como objetivo principal verificar as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos que manipulam o açaí, localizados no bairro do Guamá em Belém, desde o preparo até a venda, nos diversos segmentos da cadeia produtiva do fruto.

2. METODOLOGIA
A pesquisa foi dividida por etapas para melhor eficiência no atendimento ao objetivo do estudo em questão. Tais fases foram:
1° etapa: Pesquisa Bibliográfica
Essa pesquisa possibilitou realizar um estudo mais detalhado do Bairro e de suas características, quanto a população, hábitos alimentares, quanto a geografia local etc. baseando-se em artigos publicados, livros, revistas, sites acadêmicos, sites de instituições de banco de dados, utilização de softwares como o ArcGis 9.3 e Excel.
2° etapa: Divisão Geográfica
O Bairro foi dividido em setores para melhor distribuição na aplicação dos questionários, levando em consideração as ruas principais do bairro, considerando-se que a área de estudo é extensa.
3° etapa: Levantamento de dados
O levantamento de dados consistiu na localização dos pontos de vendas de açaí, em seguida aplicaram-se os questionários direcionados aos manipuladores/vendedores de açaí, com a finalidade de realizar visitas in loco para se coletar os dados e constatar sua veracidade.

2.1. Localização da área O estudo foi realizado no Bairro do Guamá na cidade de Belém (Figura 01), onde segundo IBGE (2010) se concentra o maior número de estabelecimentos de venda de açaí da cidade, assim como o maior consumo do fruto. O Bairro do Guamá possui como ruas principais a Avenida José Bonifácio e a Avenida de Barão de Igarapé-mirim que fica localizado o Complexo de Abastecimento do bairro.

Figura 01 – Localização do bairro do Guamá, na cidade de Belém-PA

Fonte:

Relacionados

  • serpente
    67659 palavras | 271 páginas
  • E-book residuos solidos
    113670 palavras | 455 páginas
  • turismo de base comunitária
    176244 palavras | 705 páginas