Proposta de um modelo de mapeamento de processos- Estudo de caso focado no setor de embalagens de uma empresa de logística
Grandes empresas de logística que oferecem serviço para o setor automobilístico estão apostando na otimização do setor de embalagem, responsável pelo corte da madeira e pela montagem das caixas, uma vez que ele pode se tornar uma vantagem competitiva futura. Um estudo detalhado nesta área, juntamente com um mapeamento dos processos de carpintaria, possibilita encontrar gargalos, defeitos e desperdícios na linha de produção. Neste trabalho, busca-se, além de identificar os problemas, propor uma solução viável que busca reduzir “lead time” de produção e aumentar a produtividade com a melhor utilização dos recursos disponíveis e aproximar a capacidade real da empresa com o potencial.
Palavras-chaves: mapeamento de processos, logística automobilística, embalagens, produtividade.
1. Introdução
Empresas de logística estão investindo cada vez mais em estudos relacionados à solução de problemas na cadeia de suprimentos, visando aumentar a produtividade e dividir os custos.
As mudanças no ambiente de negócios nas ultimas décadas exigiram a substituição do gerenciamento empresarial baseado na produtividade por um novo modelo baseado na competitividade, que se resume na capacidade da organização de se diferenciar dos concorrentes e de operar a baixo custo. As vias tradicionais para melhorar a produtividade, a qualidade e os custos foram se esgotando. Neste cenário, a logística aparece como uma nova possibilidade de conseguir ganhos. Isso explica por que tem sido chamada de a “ultima fronteira competitiva (TABOADA, 2002).
Este trabalho, resultado de uma pesquisa setorial e mapeamento de processos de uma empresa de logística situada em Minas Gerais. Terá enfoque o setor de carpintaria na produção de embalagens. São produzidas atualmente 28 caixas padrão.
O mapeamento de processos tem como finalidade ajudar a melhorar os processos existentes ou