Ausência de anticorpos antinucleares
Rev Bras Clin Med, 2009;7:272-275
Glomerulonefrite lúpica e ausência de anticorpos antinucleares.
Relato de caso*
Lupus nephritis and absence of antinuclear antibodies. Case report
Saulo da Silva Diógenes1, Tatiane Bezerra Moura2, Max Victor Carioca Freitas3, Antônio Luiz Carneiro Jerônimo4
*Recebido do Serviço de Clínica Médica do Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira (HGCCO), Fortaleza, CE.
RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença autoimune de etiologia desconhecida que se caracteriza por períodos de remissão e de atividade envolvendo múltiplos órgãos. O comprometimento renal associado ao LES ainda constitui um dos fatores de maior morbidade e mortalidade da doença. O
Fator Antinuclear (FAN) geralmente é detectado em 95% dos pacientes com LES. Nos 5% restantes, apesar de FAN negativo, o anti-Ro (SS-A) habitualmente é positivo. Em estudos recentes, nos quais FAN é analisado por técnica de imunofluorescência indireta em células Hep-2, somente 0,14% dos casos apresentam esse marcador sorológico negativo. O objetivo deste estudo foi alertar os médicos quanto à possibilidade do diagnóstico de LES, mesmo na ausência dos critérios clínicos e laboratoriais suficientes, salientando a importância da biópsia e do histopatológico na confirmação da doença.
RELATO DO CASO: Paciente com 29 anos que evoluiu no final da gestação e puerpério com aumento da creatinina e proteinúria nefrótica (6,153/24h). Apesar da ausência de anticorpos antinucleares detectáveis por pesquisa de FAN em células HEp-2 e apenas dois critérios para LES (serosite e alterações renais), o diagnóstico de LES foi confirmado pelo estudo histopatológico do tecido renal.
CONCLUSÃO: No caso apresentado houve o diagnóstico
1. Graduando de Medicina da Universidade Estadual do Ceará.
2. Médica pela Universidade Estadual do Ceará.
3. Reumatologista do HGCCO. Professor Adjunto de Imunologia da
Faculdade de Medicina da