APRESENTA O L PUS
CURSO: ENFEMAGEN 3°
SEMESTRE
DOCENTE: DRA. LÍDIA
CRISTINA VILLELA RIBEIRO
DICENTE: CELIA PESSOA
LÚPUS
QUAIS OS TIPOS DE LÚPUS?
TIPOS DE LÚPUS
LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO:
O lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, de etiologia multifatorial, que se caracteriza por acometer diversos órgãos e sistemas e apresentar importantes distúrbios imunológicos com a presença de auto anticorpos dirigidos, sobretudo contra antígenos nucleares, alguns dos quais participam de lesão tissilar.
www.minhavida.com.br
TIPOS DE LÚPUS
LÚPUS ERITEMATOSO DISCOIDE:
É sempre limitado a pele.Aproximadamente 10% dos portadores de Lúpus discoide podem evoluir para o LES. www.scielo.br LÚPUS CULTÂNEO SUB-AGUDO:
Situação intermediária entre lúpus eritematoso discóide e lúpus eritematoso sistêmico. É caracterizado por placas discóides papulo escamosas ou lesões policíclicas anulares ocorrendo principalmente ao redor do pescoço, no dorso, região frontal do tronco e regiões externas dos braços.
http://divinaprofissao.blogspot.com.br/2011/06/10-de-maio-dia-mundial-do-doente-com.h tml TIPOS DE LÚPUS
LÚPUS INDUZIDO POR DROGAS:
O lúpus induzido por drogas (LID) é definido como o lúpus eritematoso sistêmico (LES) idiopático relacionado à exposição contínua a fármacos (por mais de 30 dias), havendo, normalmente, resolução do quadro com a suspensão do medicamento desencadeante.
EX: corticosteroides, remédios para malária, como cloroquina, e anti-inflamatórios em geral.
obviousmag.org
LÚPUS ERITEMATOSO NEONATAL:
O lúpus eritematoso neonatal (LEN) é uma doença imunológica rara, resultante da passagem para o feto de auto-anticorpos maternos anti-Ro (SS-A), anti-La (SSB),e/ou anti-U1RNP1.
lupusimages.com
SINTOMAS COMUNS DO LÚPUS
DIAGNÓSTICOS DO LÚPUS
1. ERUPÇÃO MALAR: eritema fixo, plano ou elevado, sobre as eminências malares.
2. ERUPÇÃO DISCÓIDE: manchas eritematosas, elevadas e circulares, com a presença de escamas