microbiologia
Segundo Semestre de Nutrição 2º C - sala 203
Microbiologia
Adriana Lemos França Cunha
Bruna Souza Santos Meneses
Lorrainne Nicandido Texeira
Thais Paiva Lusso
Wallace Silvestre Sena Silva
Coloração Gran
São Paulo – Setembro de 2014
O que são bactérias gram-negativas e gram-positivas
Gram-positivas e gram-negativas sao bactérias que possuem variados tipos estruturais, dos quais: cocos, bacilo e espirilo. Elas são transparentes e por isso foi criado o modo de coloração Gran, para melhor visualização e estudo delas. O método é aplicado através de um tratamento sucessivo de um esfregaço bacteriano, fixado com o calor da chama e sucessivamente aplicando os seguintes reagentes: cristal violeta, lugol, álcool e fucsina, cada um com seu tempo de reação.
São exemplos de gram-negativas:
-Salmonelas
-Vibrão colérico
-Escherichia coli
São exemplos de gram-positivas:
-Streptococos
-Estafilococus
-Lactobacillus
Histórico A técnica foi descoberta em 1884 por um medico dinamarquês chamado Hans Christian Joaquim Gram, por isso foi dado o nome Gran. Ele observou que quando tratadas de diferentes maneira, elas se diversificavam. Assim ele decidiu classifica-las em dois grupos distintos, gram-positiva paras as de cor roxa, e gram-negativa para as de cor avermelhada.
Importância Na maioria das vezes as bactérias coradas são comuns serem encontradas em uma rotina de diagnósticos bacteriológicos. O método é utilizado para identificar infecções bacterianas permitindo um diagnostico com bastante segurança da maioria delas. Entre elas as uretrites gonocócicas, as meningites bacterianas em geral e as infecções urinarias.
Descrição da técnica
1. Flambar a alça
2. Esfria-lo no agar
3. Depositar o material sobre a lamina seca e limpa
4. Distribuir o material sob a lamina e obter um