teste de chama
DISCIPLINA: QUIMICA GERAL
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇAO 3º PERIODO NOTURNO
RELÁTORIO
EXPERIMENTO TESTE DE CHAMA
ACADÊMICOS:
Denian Rodrigues da Silva Fagner Nunes Silva Jalmir Tavares da Silva Marcone Silva Lima Rogério de Sousa Galvão Thátyla Nayara
CAXIAS, MA 19/09/2014
RESUMO:
Neste experimento da prova de chama foi realizados testes com alguns sais de elemento como: cloreto de sódio, cloreto de lítio, cloreto de potássio, cloreto de estrôncio, cloreto de bário e sulfeto de cobre. Para realização destes testes, houve a queima desses elementos na busca de identificar a sua coloração na chama. Quando o sal e submetido ao aquecimento, os íons nele presentes emitem luz.
No experimento realizado fez-se a combustão utilizando: fósforo, algodão, álcool e alguns equipamentos com: almofariz, cápsula de porcelana, bastão de vidro etc. para a experiência realizada chegar a seu objetivo. Todos os testes realizados tiveram um bom resultado, chegando ao êxito, com o olhar humano, pôde-se observar uma luz emitida na queima de cada elemento com a sua cor característica, até mesmo gerando dúvidas na sua identificação, assim todos os testes tiveram bons resultados chegando ao objetivo esperado.
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou em 1913, o modelo atômico de Rutherford baseado na teoria que o núcleo do átomo e formado por prótons e ao redor esta os elétrons de acordo com Max Planck. Em 1900 Planck admitiu que houvesse hipótese de que a energia não seria emitida de modo continuo, mas em pacotes, a cada pacote de energia foi dado o nome de quantum, surgindo assim os postulados de Bohr. (clube-ciência, 2013)
O modelo teórico de Bohr tratou essa estrutura em postular, esses átomos para não sofrerem colapso à luz