PROFESSOR
RELATÓRIO DA AULA
OBJETIVO:
Apresentar as diretrizes capazes para instrumentar os educandos no que diz respeito ao estudo e ao aprendizado
Apresentação da atividade para ser entregue: PROJETO CIENTÍFICO
Breve histórico – conhecimento e ciência - períodos primitivos: curiosidade – resolver problemas - influência da filosofia: literatura – razão e moral - as primeiras manifestações científicas: Egito, Grécia Antiga, China, Idade Média (Poder da Igreja), Renascimento (Revolução Científica), os pioneiros do pensamento científico: Francis Bacon, Galileu Galilei e René Descartes
A experimentação é a base do conhecimento científico
Definição de conhecimento: é todo conhecimento psicológico adquirido pela aprendizagem e pela elaboração interior dos conhecimentos adquiridos.
Diferença entre conhecimento popular e científico: Tudo que se escrever deve ter um pensamento científico: Há diferença na forma, modo ou o método e na utilização de instrumentos para o conhecimento.
Tipos de conhecimento:
- conhecimentos empíricos/popular/vulgar – é um conhecimento superficial, acumulado e transmitido pela tradição, que nasce da necessidade de o homem resolver os problemas com os quais se defronta em sua vida cotidiana.
- conhecimento filosófico: assim como a ciência tem como princípio a valorização racional mais elevada do homem. Esse conhecimento surge da experiência e não da experimentação.
- conhecimento teológico: preocupa-se com a pesquisa dos fatos e análise dogmáticas. Esse conhecimento direciona o homem a aceitar como verdade incontestável o dogma da fé.
- conhecimento científico: preocupa-se com as causas e consequências e constituições de fenômenos, além de descrevê-los minuciosamente, localizando-os dentro de determinadas categorias e classes.
Apresentação de como fazer um trabalho científico: primeira parte da pesquisa – intenção da pesquisa (pré-projeto).
Técnicas da pesquisa: Formal, com pensamento