Aula02
Aula 02
MODELAGEM E FORMULAÇÃO
Conceitos:
Variáveis de Decisão: Ao desenvolver um plano ou estratégia, o planejador se defronta tipicamente com decisões relativas a o que fazer, como fazer e quanto fazer. Cada uma das alternativas disponíveis quanto ao que fazer e como fazer é chamada uma atividade, uma variável de decisão ou simplesmente uma variável. Assim, as variáveis de decisão representam as alternativas disponíveis para as quais o tomador da decisão quer determinar o nível quantitativo.
Função Objetivo: Programação Linear serve para encontrar a melhor solução, ou seja, a solução “ótima” de um problema. Dependendo do problema, a solução ótima pode ser a que maximiza lucro, minimiza custo, minimiza utilização de mão-de-obra (ou trabalho), maximiza chances de sobrevivência econômica, minimiza distância percorrida, minimiza poluição ou minimiza variações de faturamento.
Restrições: Um problema de programação linear inclui determinado número de restrições que delimitam as combinações entre as variáveis de decisão e suas quantidades. As restrições incluídas em um modelo de programação linear devem assegurar que a solução seja realista, lógica e alcançável. Cada restrição especifica um mínimo, máximo ou o nível exato de algum fator na solução.
Exemplos:
1 – Mix de Produtos (ou análise de atividades): Uma serraria serra tanto tábuas para acabamento como tábuas para construção a partir das toras de madeira que recebe. Suponha que leve 2 horas para serrar 1000 metros de tábuas para acabamento e 5 horas para aplainá-las. Suponha que também leve 2 horas para serrar 1000 metros de tábuas de construção, mas somente 3 horas para aplainá-las. A serra está disponível 8 horas por dia e a plaina, 15 horas. Se o lucro de cada 1000 metros de tábuas para acabamento é $120 e o lucro de cada 1000 metros de tábuas para construção é $100, quantos metros de cada tipo de tábua devem ser serrados?
2 – Mistura para Rações (problema